sábado, 1 de dezembro de 2012

"O Conde de Monte Cristo" Alexandre Dumas

The Count of Monte Cristo
Ano: 1844

My rating: 5 of 5 stars

Isto sim é um graaaannnde livro!!!

Todos os anos proponho-me este tipo de pequena aventura onde escolho um dos monstros-clássicos e tenho-o na mesa de cabeceira para ir lendo ao longo desse ano.

Aquele tipo de leitura para deliciar os olhos com uma escrita elaborada... afinal, os clássicos são maravilhosos para isso mesmo.

“O Conde De Monte Cristo” foi o peso-pesado de 2010, a opinião só vem agora em 2011... c’est la vie!
Um escritor arranja sempre tempo para escrever... mas não tudo o que quer! ...e sejamos realistas, quando escrevemos a critica a um livro, o valor desse trabalho é questionável! No caso de um clássico: arrasta a nulidade!
Mas eu sou uma escritora, com opinião sobre quase tudo e não resisto a opiniar. Especialmente se for por um livro que me levou quase um ano a ler!
Pois, é mesmo assim, quando tens perto de 1300 páginas e sem grande pressa para terminar de as ler, as coisas acontecem a este ritmo.

Como toda a gente, já conhecia a história d’“O Conde de Monte Cristo” dos vários filmes produzidos e gostei dela ao ponto de (mesmo assim) me decidir a ler o livro.
Quem é que resiste a combinações de amor, traição, ódio e vingança? (isto fez-me lembrar que tenho de encontrar o meu “Wuthering Heights”…o raio da mudança)

Enquanto lia, James Caviezel continuava a ser o Dantes na minha cabeça vindo directamente do filme que revi depois de terminar o livro.

Não foi surpresa a quantidade de detalhes que encontrei (1300 págs!? Puh espaço não faltava!), e gostei imenso da riqueza que trouxe à história a exploração mais atenta das personagens secundárias assim como importantes diferenças na trama, e a inclusão de informações politico-históricas que pelo tamanho obviamente não é possível de integrar num filme.

O meu período favorito na história é o tempo que Dantes passa com Faria em Chateu D'If, porque é nessa altura que Dantes cresce como personagem, perde a ingenuidade de adolescente sonhador, estuda e aprende, e transforma-se no homem que decide fazer a sua justiça e despolta toda a trama. Infelizmente esta foi a parte que menos desenvolvimento e menos surpresa trouxe no livro...(acho que o argumentista que escreveu a adaptação do livro para script também partilha a mesma opinião.) ...e foi antes todo o plano de vingança do Dantes que se estendeu pela maioria das páginas.

“É um grande clássico” tem o meu selo de aprovação! (que vale o que vale)

Venha o próximo!

Liliana

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário